Quiz Santos Dumont

Centro Cultural 14 Bis

Casa de Santos Dumont

Inaugurado em 2011, o Centro Cultural 14 Bis foi idealizado para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais ao Museu Casa de Santos Dumont.  A Encantada, que foi totalmente planejada para suprir as necessidades particulares de Santos Dumont, possui uma arquitetura singular e complexa, condizente com a mente extraordinariamente avançada de seu idealizador, que inclui pequenos espaços multiuso e escadas íngremes e obrigatórias, para chegar aos seus três pisos.

Assim, na parte de trás do terreno, nas antigas instalações da Escola Municipal Santos Dumont (atualmente transferida para a Av. Piabanha), foi estabelecido o Centro Cultural 14 Bis, que provê as pessoas com dificuldade de locomoção de um acesso alternativo pela Rua do Encanto, chegando ao terceiro piso da casa através de uma plataforma elétrica que leva o visitante até o segundo andar do chalé.

A informação inclusiva é complementada com outros recursos, tais como maquetes táteis e vídeos com legendas em libras (linguagem dos sinais), além de folders em braile. O Centro Cultural 14 Bis conta ainda com banheiros, espaço para exposições e área de convivência e é o primeiro museu do estado do Rio de Janeiro a utilizar diversos meios e tecnologias adequadas para recepção de deficientes físicos, auditivos e visuais, bem como idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

 

 


Otten Design & Marketing